19/01/2022

As “pinturas da vida real” do veterinário-fotógrafo vão ocupar o Ateneu do Porto, na Rua de Passos Manuel, durante um mês, naquela que é a primeira grande exposição do premiado fotógrafo português. A inauguração de "Ruralidades" acontece já no dia 29 de janeiro, às 18h00.


São fotografias de corpos castigados pelas jornadas de trabalho no campo, rostos enrugados e olhares infantis cheios de curiosidade por uma realidade que ainda desconhecem.


Rostos esforçados, onde cada marca conta uma história, perpetua uma memória, vinca um dia-a-dia feito de muito trabalho e esperança.



Assim é a fotografia de Jorge Bacelar, “com a sua gente”, como o próprio refere orgulhosamente. É a fotografia da gente de um país com as suas características e as suas diferenças, as suas circunstâncias e as suas geografias.


Um trabalho marcado pelas “Ruralidades” – título da mostra com que preencherá durante um mês o Ateneu Comercial do Porto.


E que é vista como a primeira grande exposição dos trabalhos que têm conquistado inúmeros prémios internacionais.



Jorge Bacelar nasceu no ano de 1966, em Figueira de Castelo Rodrigo, e é veterinário de profissão.


O seu trabalho de campo em Estarreja e na Murtosa, na região de Aveiro, são a sua fonte de inspiração e permitiu que conhecesse de perto os protagonistas das suas fotografias: os agricultores e os seus animais, tal como se pode ler em comunicado.


Em 2020 ficou entre os 50 finalistas mundiais no concurso “Best Photo of 2020”, e no ano passado venceu o prémio do Público no Travel Photographer of the Year, uma das maiores competições de fotografia de viagens do mundo.


A exposição “Ruralidades” fica patente no Ateneu Comercial do Porto até 28 de fevereiro. A entrada é livre. 

Ver também
Notícias