Rosalía: a jovem voz espanhola que tem de conhecer

Os olhos grandes e redondos, os lábios bem desenhados (muitas vezes pintados de vermelho) e o cabelo escuro, ondulado e com risca ao meio, dão-lhe ares de Rihanna. São semelhanças que assentam bem com o estilo arrojado, mas assim que começa a dançar com as mãos e a sua expressão se torna cigana, Rosalía revela de que massa é feita: Flamenco.

Aos 25 anos, Rosalía Vila Tobella é uma das vozes do Flamenco mais relevantes da nova geração, tendo trabalhado com Miguel Poveda, Niña Pastori, Rócio Marquez, entre outros. O seu primeiro disco saiu em 2016, mas foi a música ‘Brillo’ com J Balvin e ‘Malamente’, que foi lançada em maio e já conta com 25 milhões de visualizações, que a lançaram para o cenário musical Pop. No dia 2 de novembro sai o segundo álbum de Rosalía, “El Mal Querer”, que junta as raízes flamencos da cantora a referências contemporâneas, um cocktail que tem conquistado milhares de pessoas em todo o mundo, até Tim Cook, CEO da Apple, lhe dedicou um tweet elogiando o novo álbum.

 

Os seus fãs famosos não se ficam por aqui. Pedro Almodóvar descreve-a como uma artista única e diversa, razões que também o levaram a integrar Rosalía no elenco do seu mais recente filme, “Dolor e Gloria”, com estreia marcada para 2019. Uma carreira curta mas com uma projeção cada vez maior, que já lhe valeu várias capas de revistas espanhola, e por várias vezes fez notícia internacionalmente – o The Guardian descreveu-a em agosto deste ano como “a que de mais entusiasmante aconteceu no cenário da música pop em 2018”.

No Instagram esta estrela em ascensão conta com mais de 600 mil seguidores e dezenas de milhares de gostos em todas a publicações. Um verdadeiro fenómeno que além de se justificar pelo talento inegável, também se prende muito com a imagem e imaginário da artista. Rosalía junta a tradições e os símbolos mais antigos de Espanha a referências sombrias, e mistura estes dois mundos de uma forma extremamente urbana. O seu estilo também é assim, os folhos e franjas flamencas não faltam em tudo o que veste, mas apesar disso, o seu guarda-roupa poderia facilmente pertencer a Beyoncé, Ariana Grande ou Rihanna.

Veja a galeria acima para conhecer melhor Rosália.

Ana Bacalhau e Cristina Branco, da música para os livros